CORECON-AM e SRT inauguram Escola de Formação em Economia Solidária no Amazonas

O Conselho Regional de Economia (Corecon-AM) inaugurou, no dia 28 de março, a Escola de Formação em Economia Solidária no Amazonas. Localizada na cidade de Manaus (AM), a Escola de Formação em Economia Solidária Paul Singer é resultado de projeto realizado em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) do Ministério do Trabalho.

A iniciativa da Escola de Formação surgiu com o objetivo de apoiar empreendimentos do Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol), com a perspectiva do aprofundamento de conteúdo específico e trocas de experiências entre os empreendimentos solidários, assim como sensibilizar gestores públicos para criarem iniciativas de programas e ações direcionadas para o fortalecimento da economia solidária no Amazonas. A partir dessa primeira oficina, muitas outras atividades acontecerão para o fortalecimento do setor.

Em parceria com entidades da sociedade civil organizada que são atuantes no segmento de economia solidária, como União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Movimento dos Catadores, dentre outros, a primeira oficina da Escola foi ministrada pela economista solidária Marcela Vieira, que há mais de dez anos atua nessa área, com foco na geração de renda e inclusão social.

Nossa proposta será um remexer de terra, com o conceito e reflexões sobre a economia solidária, desafios e essa perspectiva de organizações produtivas. Para os economistas, isso tudo é muito desafiador, já que a economia solidária não é abordada ainda nos cursos de economia, o que ainda inviabiliza a adesão e motivação de novos economistas. Mas ainda assim é possível vencer esse obstáculo. É dar a oportunidade para uma outra economia acontecer, a economia de menor escala, e não da macroeconomia”, esclarece Marcela Vieira.

Com a redução na oferta de vagas, o mercado de trabalho tornou-se mais restrito no processo, deixando à margem trabalhadores com idades mais avançadas, mulheres e até jovens sem experiência e abrindo espaço para o fortalecimento dos processos coletivos de trabalho e de geração de renda. Por isso, que há três anos, o Corecon-AM criou o grupo Economistas Solidários, cujo objetivo é dar suporte às operações dos grupos de economia solidária, às cooperativas de catadores, grupos de costura, além de realizar mutirões de cidadania, com a oferta de vários serviços à população.

 

Para o presidente do Corecon-AM, Francisco Mourão Junior, é essencial não só a participação dos economistas nesses processos, como de outros profissionais como contadores, engenheiros, para agregar valor à cadeia produtiva, dando retorno positivo a seus participantes. “A inauguração dessa Escola de Formação é a realização de um sonho para muitos profissionais que já atuam na economia solidária. Queremos fortalecer os processos coletivos, as cooperativas, os empreendedores”, declarou ele, explicando que o nome da escola é uma homenagem ao economista e professor Paul Singer, considerado o “pai” da economia solidária no Brasil, referência mundial no assunto, tendo sido o primeiro secretário Nacional de Economia Solidária.