Artigo – Brasil: Presidência “3 C”

  • 1 de fevereiro de 2018
  • Artigo

Este é um ano importante para os rumos do Brasil. O ano eleitoral, se por um lado traz dúvidas para a escolha do Presidente, visto que, embora ainda não se tenha clara opção, não só por não terem sido definidos os candidatos, mas, também, por não haver destaques quanto às opções. A escolha correta será muito importante para o futuro do País.

Embora não se tenha opção milagrosa, espera-se que os partidos saibam indicar candidatos adequados e os eleitores saibam fazer as escolhas, livres de pressões partidárias interferentes.

O País ficará satisfeito se os partidos indicarem e os eleitores souberem escolher o candidato com o perfil 3C. Isto é “CORRETO, CONSCIENTE E COMPETENTE”.

Sendo CORRETO, o Presidente optará por bloquear a corrupção, fator de forte presença na história do País. Outro fator é a CONSCIÊNCIA. Para presidir um País como o Brasil é preciso que seu dirigente tenha clara CONSCIÊNCIA da realidade, do desejável, do possível e das prioridades.

Finalmente, o terceiro “C” é a COMPETÊNCIA.  Não basta ser CORRETO e CONSCIENTE se ele não tiver COMPETÊNCIA, visto que isto poderia levá-lo a decisões incorretas, inconvenientes e/ou indesejáveis. Sua COMPETÊNCIA deverá incluir não só fazer as opções corretas como ter uma equipe adequada e capaz de converter as opções desejáveis em fatos reais.

Embora esta exposição seja apenas uma sinalização do que o País espera, ela é fundamental para construir aquele País que queremos e merecemos. Mas, para tanto, cada brasileiro tem o compromisso de contribuir para que o sonho se torne realidade. Que o Brasil seja não só o País do futuro como, também, do presente. É um País rico, reconhecido e desejado pelo mundo inteiro. Isto pressupõe a presença da desejada COMUNIDADE CÍVICA.

Nossos esforços para que tudo de bom aconteça é o mínimo de nossas contribuições às gerações futuras.

Humberto Dalsasso – Economista, Consultor Empresarial de Alta Gestão.