Cofecon realizou 682ª Sessão Plenária Ampliada

O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 26 e 27 de janeiro sua 682ª Sessão Plenária Ampliada. Trata-se de uma reunião ampliada porque, além dos conselheiros federais, estiveram presentes também presidentes os presidentes dos Conselhos Regionais de Economia.

Durante a plenária, foram aprovadas duas notas oficiais. A primeira delas, discutida na sexta-feira (26), diz respeito à política fiscal, tema que havia sido discutido na Sessão Plenária anterior e sobre o qual ainda pairavam algumas divergências. Após alguns ajustes, foi alcançado o consenso e a nota foi aprovada e divulgada à imprensa. Uma segunda nota, intitulada “Em 2018, retomar o crescimento econômico com proteção e inclusão social: o Brasil não é o mercado financeiro”, foi aprovada no dia seguinte.

Na primeira sessão plenária do ano são discutidos vários itens de pauta que organizam o trabalho de todo o ano. É assim com a aprovação do calendário de plenárias, do programa de trabalho da nova presidência e também da composição das comissões permanentes e temáticas do Cofecon.

Os conselheiros federais também votaram nos nomes indicados para receber os prêmios Personalidade Econômica do Ano e Destaque Econômico, que costumam ser entregues na noite de abertura do principal evento do Sistema Cofecon/Corecons no ano (nos anos pares, o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, e nos anos ímpares, o Congresso Brasileiro de Economia). Os ganhadores serão divulgados oportunamente.

Também foram aprovados os regulamentos do Prêmio Brasil de Economia e da Gincana Nacional de Economia, com ligeiras modificações em relação aos anos anteriores.  

A próxima sessão plenária será realizada nos dias 23 e 24 de março.

Reunião ampliada

No dia 26 os presidentes de Conselhos Regionais de Economia reuniram-se à parte num primeiro momento para discutir suas demandas e apresentá-las ao Cofecon. O trabalho foi coordenado pelos presidentes do Corecon-MG, Paulo Roberto Paixão Bretas, e do Corecon-PB, Celso Pinto Mangueira. Após discutirem seus próprios itens de pauta, durante a tarde foi realizada a reunião conjunta com os conselheiros federais. Além de receber as demandas e dar a cada uma o devido encaminhamento, o Cofecon também apresenta aos Regionais seu programa de trabalho, a fim de que seja buscado não apenas o perfeito funcionamento de cada peça do Sistema, mas que todo ele, de forma harmônica, trabalhe pelos mesmos objetivos.