Fórum do Desenvolvimento discute perspectivas para o Brasil

Quais passos devem ser tomados para que o Brasil se desenvolva de forma sustentável? Qual o futuro do fomento no País? Essas são algumas das perguntas que serão debatidas durante o Fórum do Desenvolvimento, que ocorre no dia 13 de dezembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento, aberto ao público, contará com participantes de renome nacional e internacional e é uma iniciativa da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, que comemora 55 anos em 2017, e o patrocínio do Sebrae Minas.

Entre os palestrantes está o sul-coreano Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Cambridge, escritor e teórico do desenvolvimento, que já prestou consultoria para os Bancos de Desenvolvimento Asiático e Europeu, além de diversas agências das Nações Unidas. O economista falará sobre Desenvolvimento Tardio e contará com os comentários do presidente do BDMG e vice-presidente da ABDE, Marco Aurélio Crocco.

O evento também terá as palestras “O cooperativismo de crédito para o processo de desenvolvimento”, realizada pelo especialista em cooperativas de crédito e professor da Universidade de Pula, Milford Bateman, com comentários de membros do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Sicredi; e “Mercado de Capitais e Green Bonds”, feita por Justine Leigh-Bell, da Climate Bond Iniciative, e membros do BID e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ao final, será feita a entrega do Prêmio ABDE-BID 2017 de Artigos, que prestigiou a produção de trabalhos acadêmicos dedicados às temáticas do desenvolvimento, em especial sobre o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF), das finanças verdes e do cooperativismo de crédito.

Data: 13/12/2017
Local: Sede do BDMG (Rua da Bahia, 1600, Lourdes, Belo Horizonte-MG)
Programação completa e mais informações: https://goo.gl/FvesjN

 

*Com informações da Assessoria da ABDE.