Família do ex-presidente Francisco Magalhães recebeu homenagem do Cofecon

O Conselho Federal de Economia homenageou, nesta segunda-feira (24/07), a memória do economista Francisco de Borja B. Magalhães Filho, que foi presidente da autarquia em 1997. Falecido em 2010, o ex-presidente foi representado pelos filhos Wilson Soares de Magalhães, Vânia Soares de Magalhães e Leandro Machado de Magalhães, além do neto Luciano Damasceno Ferreira de Magalhães. A cerimônia para entrega de placa comemorativa ocorreu na sede do Cofecon, em Brasília.

Na ocasião, o presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, ressaltou as qualidades de Francisco Magalhães. “Tive a oportunidade de conviver com ele quando eu fui conselheiro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF). Ele foi um presidente muito dedicado ao Sistema Cofecon/Corecons e muito aberto ao debate político. Vale destacar que muitos economistas estudaram a história da economia brasileira e mundial pelo livro escrito por Magalhães, e que até hoje eu recorro para ter informações sobre aspectos relevantes. Temos muita satisfação em ter tido um professor tão brilhante como presidente do Cofecon”, destacou Júlio Miragaya.

Dos três filhos presentes, um deles seguiu o caminho do pai. Leandro de Magalhães se formou em Economia e atua como pesquisador na Inglaterra. Graduado pela Universidade de Brasília (UnB), conquistou o segundo lugar no Prêmio Brasil de Economia em 2001, o que, segundo o economista, o motivou para seguir estudando. “Fico muito honrado em receber essa homenagem pelo meu pai. Acredito que as homenagens são interessantes porque mantêm viva a história da Economia e a importância que os economistas têm para a história do país, elas lembram que fazemos parte disso”, declarou Leandro de Magalhães.

O Cofecon tem homenageado ex-presidentes que exerceram o mandato há 10, 20 e 30 anos. Neste ano, também serão homenageados os ex-presidentes Renato Ilgenfritz da Silva (1987) e Synésio Batista da Costa (2007), com cerimônias nos respectivos estados. Em 2016, Cofecon e Corecon-DF homenagearam dois ex-presidentes: Dércio Garcia Munhoz, que ocupou o cargo em 1986, e José Luiz Pagnussat, que foi presidente em 1996. Clique AQUI para acessar mais informações sobre esse evento.

Funcionários do Cofecon e do Corecon-DF prestigiaram o evento.