Corecon-MA promove ação de educação financeira

O Conselho Regional de Economia do Estado do Maranhão (CORECON-MA), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA), promoveu, de 03 a 05 de maio, a campanha “Educação para a Cidadania: Do Direito do Consumidor à Educação Financeira”. A iniciativa estava focada em divulgar as boas práticas de educação financeira e direito do consumidor que podem contribuir para reduzir os níveis de inadimplência, permitindo o exercício do planejamento financeiro familiar e do consumo responsável.

No lançamento da campanha houve uma mesa-redonda no auditório da OAB-MA conduzida pelo presidente da entidade, Thiago Diaz, e pelo presidente do Corecon-MA, Heric Hossoé. Participaram como debatedores o economista Alexsandro Sousa Brito, professor mestre do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); o psicólogo Jean Marlos Pinheiro Borba, professor doutor do Departamento de Psicologia da UFMA; o advogado Pierre Magalhães Machado, integrante da Comissão de Direito do Consumidor da OAB; a advogada Patrícia de Cássia Barros de Sousa, membro da Comissão do Consumidor; e o auditor fiscal e gestor de Desenvolvimento institucional da Secretaria da Fazenda – SEFAZ, Fernando Antônio Resende de Jesus.

Após a abertura da campanha, nos dias 04 e 05 de maio, as atividades foram concentradas na Praça Deodoro, onde equipes de advogados e economistas esclareceram dúvidas da população sobre os direitos do consumidor e planejamento de finanças. O atendimento foi realizado das 10h às 18h.

Para o presidente do Corecon-MA, Heric Hossoé, ações de promoção de Educação para a cidadania, contemplando o direito do consumidor e a educação financeira e fiscal, podem contribuir fortemente para reduzir os níveis de inadimplência na capital maranhense. Segundo pesquisa recente da Fecomércio-MA em convênio com o BNB, 62% das famílias de São Luís estão endividadas, sendo que 70% do endividamento concentra-se na modalidade cartão de crédito.

Parceiros como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Fecomércio, o Governo do Estado, a Universidade Federal do Maranhão, a Qualicorp – Soluções em Saúde e a Tory Brindes apoiam a iniciativa.