Corecon-DF participa de Conselho de Transparência e Controle Social

No dia 04 de maio, quarta-feira, foi realizada uma nova reunião do Conselho de Transparência e Controle Social do DF. Durante o encontro foram apresentados os novos membros do CTCS para a gestão 2016 – entre eles, o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), que terá a presidente Maria Cristina de Araújo ocupando uma vaga de titular e o vice-presidente Ronalde Silva Lins como suplente.

“Minha impressão foi positiva. O governo redesenhou o CTCS, fazendo com que ele esteja totalmente integrado por membros da sociedade civil. O governo apenas fornecerá a logística”, comentou Cristina. “O objetivo é apresentar e cobrar medidas que proporcionem transparência das políticas e gastos públicos. Destaco que este não é apenas um conselho consultivo, é também deliberativo”.

Cristina sinalizou que demandas da categoria dos economistas poderão ser aprovadas em sessões plenárias do Corecon-DF para que sejam levadas ao CTCS. “Uma das coisas positivas é que não é a Maria Cristina que traz as demandas, é a instituição”, afirma a presidente. “Serão demandas da categoria, e temos condições de prestar um apoio qualificado ao CTCS. Afinal, somos economistas e questões de orçamento e gastos terão a nossa participação para propor as medidas necessárias ou solicitar as informações que a categoria precisa”.

Entre os itens de pauta da reunião, destacou-se a apresentação do projeto de Auditoria Cívica na Saúde. As reuniões do Conselho de Transparência e Controle Social serão realizadas mensalmente.